quarta-feira, 21 de março de 2012

NARANDIBA: lugar com muita laranja!



Narandiba é um bairro que está localizado próximo à avenida Paralela. Tendo como bairros adjacentes: Doron, Saboeiro, Cabula e Tancredo Neves.

Narandiba é um termo que significa "o sítio das laranjas" ou "lugar com muita laranja". Esse nome provavelmente foi dado ao bairro devido a predominância de pés de laranjas existentes no local antigamente. O local inicialmente era composto por sítios que eram áreas de produção agrícola composto em sua maioria por pés de "laranja-da-baia" ou "laranjas-de-umbigo". 

Tal como foi estruturado na década de 70 o bairro é até hoje um local de tráfego de pessoas e veículos. A CONDER (Companhia de Desenvolvimento Estado do estado da Bahia) teve um papel fundamental no processo de urbanização do local. A construção do bairro Narandiba está totalmente relacionado a implantação da avenida Paralela, do CAB (Centro Administrativo da Bahia) e do Hospital Roberto Santos.

Narandiba foi o produto de um projeto governamental, esse local foi selecionado na cidade de salvador pois tinha pré-disposição  demográfica para a implantação do Hospital Roberto Santos e outros espaços públicos. O projeto Narandiba faz parte do processo de urbanização da cidade de Salvador, assim como esse bairro, diversos outros tiveram seus espaços modificados durante o período da década de 70 até a de 90.


Os primeiros habitantes do local foram os negros, em sua maioria descendentes dos povos nagôs, advindos dos quilombos que existiam nessa área. Conta-se também que o nome do local tem origem Tupi-guarani, e essa suposição leva-nos a acreditar que o local inicialmente também foi habitado por grupos indígenas.


Os relatos e as pesquisas nos levam a crer que o bairro posteriormente foi habitado por imigrantes que vieram em busca de trabalho e não encontraram. Essa situação fez com que essas pessoas passassem a habitar no local, construindo barracos que posteriormente foram derrubados e essa mudança ocasionou a construção de casas.


Os primeiros habitantes plantavam e moravam nas roças que existiam no local. Não haviam ruas,  nem divisões, com o passar dos anos surgiu a necessidade de construir os canteiros que dividem a pista principal do bairro. Com essa construção a negociação, comunicação e o comércio estabelecido entre os moradores se modificou.

Um dos motivos para a construção desses canteiros foi a necessidade de ampliação da ligação estabelecida entre a avenida Paralela e a Rotula do Abacaxi. Devido a sua localização Narandiba passou a ser um ponto de ligação entre esses locais. Com a expansão da movimentação de veículos na cidade de Salvador, Narandiba nos últimos anos tem sido cada vez mais utilizado como um local de fuga para os motoristas que pretendem driblar o trânsito intenso que vemos diariamente.


4 comentários:

  1. Seu blog tá show de bola. Visita o meu depois. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá, bom dia! Sou estudante de pedagogia da uneb,meu nome é Eloísa sales Dantas do polo de Dias D'Ávila, e também estou contando a história de minha infância, em uma das disciplinas do 5 semestre.
    E estou justamente narrando a minha infância sobre narandiba, que coincidência....quando fui pesquisar o nome de um dos bairros, vi a sua história sobre esse bairro que me trás tanta saudades, da minha infância linda....lembro de quando eu ia com os meu amigos por dentro do mato roubar as frutas das fazendase, e tomava tiro de sal kkkkkkk,e tinha uma repressa que tomavamos banho era uma delicia,e hj quando eu vou em salvador o meu coração chora de tristeza, quando vejo tanta violência na quela área....mass em fim é o progresso chegando.
    Parabéns pelo seu blog. Beijos.colega

    ResponderExcluir